terça-feira, 28 de junho de 2011

Alcymar Monteiro encerrou a penúltima noite do Arraiá do Chico


Sob muita animação que Alcymar Monteiro abriu seu show no palco do Arraiá do Chico e cantou grandes sucessos, além de Gonzagão. Nem a chuva intimidou o público, que cantou e dançou ao som de músicas como Olha pro céu, meu amor. Seu corpo de bailarinos encantou a platéia com um belo figurino, muito bem colorido e as maravilhosas coreografias. Contemporâneo de Luiz Gonzaga, Alcimar Monteiro mostrou-se encantado com a iniciativa da prefeitura de São Francisco do Conde de antecipar as homenagens a Luiz Gonzaga, visto que o centenário do "Rei do Baião" acontece em 2012.

"Antes de tudo, toda homenagem a Luiz Gonzaga é pouco pelo muito que ele fez e representa para a cultura popular. Fui amigo pessoal de Luiz Gonzaga e acredito que ele foi é o arquiteto das festas juninas", confidenciou.

Com uma agenda cheia de apresentação por todo o nordeste, no período junino, Alcimar declarou que cada apresentação é diferente. "Quem dá o tom e a emoção da apresentação é o público, é somente ele quem tem esse poder transformador", disse.

Oriundo de família da região de Santa Cruz do Capiberibe, Sul do Ceará, com formação musical voltada para o folclore e a tradicionalidade, o grande forrozeiro é neto de violeiro e sobrinho de sanfoneiro, pois começou a cantar aos cinco anos. Pesquisador e estudioso das variedades rítmicas e folclóricas do Nordeste do Brasil, Alcymar possui sessenta e dois trabalhos lançados, sendo quatro no exterior (Europa, Japão e Estados Unidos).

Alcymar também era compadre e amigo íntimo do pai do forró, Luiz Gonzaga, e seguidor rítmico da obra de Jackson do Pandeiro, os dois sustentáculos da verdadeira cultura popular, nordestina e brasileira. Fez de Pernambuco a sede de seus projetos já que acredita que Recife continua sendo a capital cultural do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário