terça-feira, 28 de junho de 2011

Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, abriu o São Pedro do Arraiá do Chico


Ao som de muita de sanfona, o forrozeiro movimentou a penúltima noite

Natural do Rio de Janeiro, mas dedicado ativamente à cidade de Exú (PE), João Januário Maciel, o Joquinha Gonzaga, fez a platéia arrastar o pé "Alá Gonzagão" no Arraiá do Chico. Ao som de muita sanfona, Joquinha e sua banda se apresentaram no palco principal da cidade de São Francisco do Conde e cantou canções de seu tio Gonzagão, como "Sabiá". Com muito entusiasmo, explanou ao público sanfranciscano: "Luiz Gonzaga foi o maior artista que já conheci no mundo. Sou filho de sua irmã e tenho grande orgulho de ser seu sobrinho". Além do mais, complementou que seu tio viajou o mundo inteiro e onde chegava registrava sua presença já que era um grande ícone do forró nordestino. Joquinha também é conhecido como herdeiro cultural de Gonzagão.

Na década de 80, Joquinha gravou o seu primeiro disco, intitulado "Forró Cheiro e Chamego" e em seguida, a convite de seu tio Gonzagão, viajou numa turnê à Europa/França. Participou de muitos outros shows já como artista convidado do Rei. A sua maior alegria foi receber o seu primeiro Diploma, quando o Rei declarou em público, registrando oficialmente, que Joquinha seria o seguidor cultural da Família Gonzaga.

No início de 1996, o sanfoneiro recebeu um convite-proposta de um grande forrozeiro, amigo e afilhado do Rei do Baião, Alcimar Monteiro, que, como prova de amizade que tinha pelo Rei, criou o selo "Ingazeira" e lançou um LP e CD com o sobrinho do Gonzagão, numa superprodução com título "Raiz e Tradição", trazendo algumas participações como o próprio Alcimar Monteiro, Joãozinho do Exu e Maída (cantora pernambucana). O forrozeiro encerrou sua apresentação no Arraiá do Chico com um belo pout-porri, muita sanfona, animação e encantos da essência musical do sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário